top of page

Consórcio de Imóvel vale a pena? Tire suas dúvidas AQUI!

Foto do escritor: Norte ConsórcioNorte Consórcio

Quer saber se realmente vale a pena iniciar um consórcio de imóvel? Não seria mais prático financiar, ou mesmo juntar e pagar à vista? Confira Aqui todos os motivos que transformam o consórcio na melhor opção!

Praticamente qualquer pessoa deseja realizar o seu sonho de casa própria. Ter aquele cantinho aconchegante para chamar de seu e não ter com o que se preocupar por muito tempo.

Mas o que deixa muitos desanimados é o próprio fato do valor deste tipo de empreendimento. Até porque muitos irão trabalhar a vida inteira sem ter nenhuma condição de juntar uma quantia desta.

Mesmo que você seja muito bom em economizar, pode ser que o valor não se encaixe em menos de 20 ou 30 anos guardando dinheiro. E por isso, muitos resolvem nem ao menos tentar juntar qualquer coisa.

Afinal de contas, sempre que algo sobra, alguém precisa de um valor emprestado, aquela coisa que você desejava a tanto tempo entra em promoção e por aí vai…

Então a única saída é recorrer a serviços financeiros que irão agilizar este processo. Criando também uma sensação de compromisso onde muitos se sentem responsáveis por pagar uma quantia todos os meses.

Entre os mais famosos está o consórcio, que é exatamente o assunto que eu quero abordar hoje com você.

Antes de trazer uma análise mais técnica de comparações eu queria passar um pouco sobre a ideia do próprio negócio de consórcio em si. Porém, se você já está bem inteirado do assunto, pode adiantar para os tópicos de análise.

Então, vamos conferir se o consórcio de imóveis é realmente a melhor opção?

O que é um Consórcio de Imóvel?

Um consórcio de imóvel é nada mais, nada menos, do que um conjunto de pessoas que deseja comprar um imóvel dentro de uma faixa de preço. Elas contam com uma instituição financeira terceirizada que é responsável por garantir toda a administração do processo.

Basicamente este grupo divide o valor em um número fixo de parcelas e todos os meses aontece a asselbleia e uma ou mais cartas de crédito é sorteada entre os participantes.

Ou seja, as pessoas irão se ajudar a comprar um item mais rápido, e na pior das opções, as últimas irão comprar no mesmo tempo em que levariam para comprar juntando sozinhas.

Como há uma instituição profissional por trás é muito comum que haja a possibilidade de novas pessoas entrarem no grupo e acelerar ainda mais o processo. Assim como existe a possibilidade de pagar uma grande soma adiantada e levar o imóvel de uma vez.

Mas me deixe explicar alguns dos termos mais importantes separadamente:


Termos importantes sobre consórcios

Antes de mais nada é importante entender alguns termos e expressões corriqueiras para não ficar confuso mais à frente, ok?

Carta de crédito: É o valor em si do bem que você escolheu. Como não é possível que todos comprem a exata mesma casa, o ideal é separar um valor médio e completar para que a pessoa faça a compra e complete ou receba a diferença.

Contemplação: Quando você for selecionado para receber o valor da carta de crédito você está sendo contemplado. Isto pode ser feito através de sorteios mensais (mais comum), pagamento de lance (falarei adiante) e até mesmo por ter pago todas as prestações.

Lembrando que o contemplado não pode ter nenhum débito com o consórcio para que ele possa retirar o seu prêmio.

Além disso, é possível que algumas empresas consultem a situação financeira da pessoa, principalmente para evitar a falta de pagamentos após contemplação.

Cota: O nome pode variar de acordo com a empresa, sendo inscrição, matrícula ou qualquer outro termo. Mas em geral se refere ao seu número que pode ser sorteado todos os meses.

Assembléia: As assembléias são sorteios mensais, onde as pessoas poderão receber sua carta de crédito. Seja por lance ou mesmo por escolha aleatória, é aqui que a pessoa acaba sendo contemplada.

Lance: Por último é importante dizer que os lances são uma quantidade proposta de adiantamento em um determinado valor que pode concorrer à contemplação imediata.

Quanto maior o valor do bem, menos proporcionais serão esses lances. Mas seja como for, se você conseguir juntar uma boa quantia, então poderá encerrar toda a espera de uma vez.

O tipo mais comum é o lance livre, onde você oferta um valor, e caso seja o maior oferecido acaba recebendo a contemplação.

Já o lance fixo é determinado pela administradora, que define um valor e recebe aquele que aderiu e que possui o número mais próximo do sorteado.

Existem em alguns casos o lance embutido, neste caso a pessoa irá utilizar parte do valor da carta de crédito somando ao valor do lance livre.


consórcio de imóvel vale a pena?

Por que o consórcio de imóveis vale a pena?

Então, são vários os motivos que transformam o consórcio em uma opção extremamente viável. Aqui está uma lista resumida com os que eu considero como principais em um consórcio de imóvel:

1 - Valores

Primeiramente pelo fato de que ele não possui juros. Ele cobra o que é chamado de taxa de administração, que é o valor que a entidade responsável exige para manter o procedimento correndo de maneira segura e transparente.

Financiamentos, mesmo os mais baratos e subsidiários, podem acabar com valores 2 ou 3 vezes maiores do que o valor original do imóvel.

Não é raro encontrar alguém morando na casa por uns 10 anos, mas que ainda não possuem qualquer perspectiva de quando isso irá acabar.

Sem contar que os ajustes constantes podem fazer a parcela ultrapassar o valor de um aluguel facilmente.

Agora, experimente atrasar alguns meses para ver se não vai ter uma baita dor de cabeça...

O valor de um consórcio pode ser menos da metade, ou até mesmo um terço do valor de um financiamento. E não raro, isso fica bem abaixo do valor de um aluguel.

Então, muitos iniciam um consórcio e separam a diferença para guardar e dar um lance mais tarde. Garantindo assim seu imóvel em poucos meses.

Tudo isto sem comprometer toda a renda do mês em uma tacada só.

E por último vale a pena lembrar que é possível negociar até mesmo o valor da documentação do imóvel dentro do valor total.



2 - Facilidade de negociação

Imprevistos acontecem, e com certeza a falta do valor de um financiamento irá acabar com a noite de sono de muita gente.

Até porque este pode ser o fim do teto que cobre suas cabeças. Afinal de contas, o apartamento, casa ou imóvel que seja, na verdade será uma propriedade da financiadora até o final do pagamento, e não da pessoa.

Em um consórcio você não tem as mesmas dificuldades, sem contar que é possível reparar os débitos de maneira muito mais fácil e amistosa.

Principalmente se formos falar de juros, que não viram uma bola de neve sem tamanho ou proporções finitos.

3 - Velocidade

Sim, um financiamento irá permitir que você tenha o imóvel em poucas semanas, mas o preço é alto. Juntar todos os meses pode demorar décadas, embora seja um pouco mais barato no final.

No caso, um consórcio une o melhor de dois mundos, afinal de contas você tem uma chance de ser contemplado até mesmo na primeira assembleia.

Aqueles que possuem um valor guardado em caixa para dar de entrada em um financiamento, poderiam muito bem utilizá-lo para dar um lance em um consórcio. Claro, é necessário um estudo para se ter um pouco de segurança, mas não é algo impossível.

Se você conseguir, vai ter um imóvel quase na mesma velocidade de um financiamento, mas com um valor muito menor a ser pago a cada parcela e no total.

4 - Possibilidade de melhoramento

Algumas pessoas conseguem ter a sua situação financeira completamente transformada em pouco tempo.

Neste caso é possível não se prender tanto àquele antigo consórcio, pois você pode tanto tentar progredir para um valor maior quanto resgatar a carta de crédito finalizando as parcelas.

Isto te permite utilizar o dinheiro em outros lugares e te deixar mais livre para remanejar a sua nova situação.

5 - Reajuste do valor

É comum que o consórcio de imóvel demore mais de uma década para terminar. Claro, estamos falando de um imóvel com valores que não raramente passam os R$100.000,00.

Então, a inflação pode mudar todo o jogo durante o tempo, ou mesmo a especulação imobiliária pode fazer com que ao ser contemplado não seja possível realizar o seu sonho.

Mas a verdade é que isso não acontece, já que a administradora constantemente reajusta o valor para que ele seja atualizado.

O valor dentro da parcela é realmente baixo, mas para a carta de crédito tudo muda de maneira substancial.

Conclusão

Levando em conta estes fatores, o consórcio de imóvel é realmente uma opção muito prática e que vale a pena.

Claro, você vai passar um tempo aprendendo um pouco mais sobre o imóvel que quer conquistar e quanto pretende pagar por ele. Assim como é interessante ajustar as finanças para criar uma folguinha para juntar um valor para o lance.

Mas em geral é isso, espero que este conteúdo tenha te ajudado a encontrar o conhecimento necessário para tomar a sua decisão.

Qualquer dúvida estou à disposição nos comentários, ok?

Até a próxima!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page