top of page

Consórcio de automóveis: Comprar carros seminovos representa 70%

Foto do escritor: Norte ConsórcioNorte Consórcio

Atualizado: 1 de fev. de 2021


As concessionarias de veículos novos comemoram o bom desempenho do mês de agosto de 2018, fechou em alta na venda de automóveis. Com um crescimento de 15% foi o melhor resultado desde 2015. O setor tem um grande desafio pela frente, superar segundo semestre de 2017. Porém, é a venda de veículos seminovos que ganham destaque e estão retomando patamares anteriores. Mesmo em meio as incertezas políticas que afetam na economia do pais, os brasileiro buscam alternativas para o consumo, e encontram no consórcio e nos seminovos dois fortes aliados para fugir de altas taxas de juros, imprevistos na economia, endividamento e comprometimento de renda sem abrir mão da troca de carro. É o caso do empresário Giussep G. Tuponi. Cliente tradicional de consórcio, sua mais recente aquisição é Chevrolet Cobalt LT 1.4 8V (Flex) 2014 "completão¨ Diz ele. O mesmo declara que, ao ser contemplado optou pelo seminovo por vários motivos. Entre eles os altos preços dos veículos novos, a depreciação, possibilidade de comprar um carro bem equipado com mais opcionais e negociação flexível, que lhe permiti comprar em lojas, concessionarias, e até mesmo direto com o proprietário que foi o seu caso. Esta opção ajuda no valor custo final do veiculo. Para comprar o mesmo carro sendo Zero, teria que investir o dobro recursos. Entusiasmado diz: Indico o consórcio para vários amigos e familiares ¨Risos¨. Tenho outra carta já contemplada que vou presentear minha esposa. Trocar o carro dela por outro seminovo salienta o empresário. A ABAC realizou uma pesquisa em 2017 a qual já apontava para esta tendência. A cada quatro automóveis adquiridos por meio do consórcio, três foram seminovos. O brasileiro está optando cada vez mais pelo carro seminovo ou usado. Segundo a Fenauto, de janeiro a abril deste ano, as vendas desses veículos cresceram 5,1%, quando comparado ao mesmo período de 2017. Se consideradas as vendas apenas em abril, o crescimento foi de 16,8%. Já na comparação de abril com março deste ano, o aumento foi de 4,4%.

Participação de mercado do consórcio

Em oito anos, o interesse do consumidor em adquirir veículos, tanto novos quanto seminovos, por meio do consórcio cresceu, fato que pode ser comprovado pelo aumento da participação dos consórcios neste mercado.

A participação na compra de automóveis seminovos e usados quase triplicou de 2011 até abril de 2018, passando de 3,68% para 9,92%, alta de 6,24 pontos percentuais. A participação dos consórcios na compra de automóveis ‘zero km’ no período também subiu. Passou de 5,94% para 8,47%, crescimento de 2,53 pontos percentuais.

Benefício do consórcio

Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC explica que uma das principais características do Sistema é a liberdade de escolha que o consorciado tem ao ser contemplado. “O consorciado contemplado tem a possibilidade de adquirir o veículo desejado inicialmente ou dar preferência a outro modelo e até mesmo a um seminovo mais equipado, se constar em seu contrato de adesão”.

Nos consórcios, também há outras vantagens, como prazos maiores, parcelas acessíveis e a utilização de até 10% do crédito para custeio de tributos, transferências, documentação e seguro. “Além disso, um consorciado contemplado tem poder de comprar à vista, semelhante àquele que tem dinheiro no bolso, o que possibilita barganhar descontos e benefícios”, completa Rossi. Simule o seu carro novo ou usado em nosso site.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page